segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Breve História da Música Popular Brasileira - Parte II



A nova cara do Samba-Canção




O início da década de 1950 foi fortemente marcado pela presença do samba-canção. Embora tenha surgido efetivamente na década de 1940, com "Ave Maria no Morro", de Herivelton Martins, em 1942, foi só nos anos 50 que esse estilo musical atingiu sua força total a partir de "Vingança", de Lupicínio Rodrigues, em 1951. Com intérpretes como Adelino Moreira, Jair Amorim, Evaldo Gouveia, Jamelão, Cauby Peixoto, Nelson Gonçalves e a musa do samba-canção, Maysa, entre outros, esse gênero alcança sua época de glória.



O samba-canção foi uma mistura do samba de raiz com os padrões urbanos de consumo. Essa "canção de salão" como bem definiu Mestre Cartola, através de autores como Lupicínio Rodrigues, Dorival Caymmi, João de Barro, etc., começava a receber a influência da música romântica norte-americana, de base essencialmente jazzística, principalmente através de intérpretes como Dick Farney e Lúcio Alves, propiciando a gênese do que seria o movimento bossa-novista.



Com a Bossa-Nova iniciou-se uma nova etapa na música popular brasileira, que iria satisfazer um público mais jovem, em sua maioria, universitários da classe média urbana. Congregando certo número de cantores e instrumentistas muito talentosos, cuja identidade residia na forma intimista de cantar e tocar os instrumentos, na maior parte das vezes, o violão e o piano. Músicos e poetas magníficos como João Gilberto, Antonio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes, Roberto Menescal, Johnny Alf, Carlos Lyra e Sivia Teles foram os principais responsáveis pelo início do movimento. Em 1958m foi gravado o primeiro disco de Bossa-Nova, Chega de Saudade, por João Gilberto. Ainda nesse mesmo ano, surge uma música mais expressiva, "Desafinado", de Antonio Carlos Jobim e Newton Mendonça, que marca o início da Bossa-Nova, que ganharia o mundo e as paradas norte-americanas nas vozes sublimes de Frank Sinatra e da maior estrela do jazz de todos os tempos, Miss Sarah Voghan.

Fonte: SIQUEIRA, Antônio. Uma breve história da música popular brasileira. Dispnível em: <http://www.germinaliteratura.com.br/2009/musica_antoniosiqueira_out2009.htm>. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário